
Santo António
O jovem Fernando Martins de Bulhões viveu e foi ordenado sacerdote no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, aos 25 anos, integrando a congregação dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. No ano de 1220, com a chegada a Coimbra das relíquias dos Mártires de Marrocos (cinco missionários franciscanos que haviam sido martirizados em Marrocos), decide ingressar na Ordem dos Frades Franciscanos atraído pelo seu despojamento e simplicidade. Parte, então, para o Eremitério de Santo Antão dos Olivais e opta pelo nome de António. Daí partiu para o mundo anunciando o Evangelho.
Ainda hoje, no mosteiro de Santa Cruz, seguindo a tradição de origem incerta, continuamos a distribuir o “Pão de Santo António” no dia 13 de Junho. O pão é benzido no final de cada celebração e, depois, é distribuído a todos o que o quiserem levar para suas casas, deixando uma oferta livre (eucaristias das 9h, 10h e 17h30m).
Saiba mais sobre o Pão de Santo António aqui: www.upaeminium.pt/noticia/pao-santo-antonio-distribuido-igreja-santa-cruz.