Paróquias: Sé Nova, Sé Velha, Santa Cruz, Nossa Senhora de Lurdes, São Bartolomeu

Igreja de São Salvador

Integrada no património românico de Coimbra, a sua fundação é anterior a 1064. Em 1175 Estevão Martins, homem-bom, manda remodelar a igreja, acto assinalado por uma inscrição que se pode ler no portal. É então ampliado o claustro e acrescentada a colegiada. O edifício actual mantém as características românicas na planta, no portal principal e nas colunas e capitéis do interior, decorados com animais fantásticos e figuras geométricas.

No séc. XVI, grandes obras foram efectuadas no interior, dividido em três naves. Duas capelas colaterais tumulares são acrescentadas, uma instituída por D. Guiomar, tia do poeta Sá de Miranda (1481-1558), e outra dedicada a São Marcos. Esta última merece atenção especial por ser obra do escultor João de Ruão seguindo uma linguagem renascentista coimbrã de grande qualidade. Do lado Sul podemos ver a capela da família Barros, com uma interessante abóbada manuelina.

Igreja de São Salvador

No séc. XVII, a fachada da colegiada é reformada e a Capela de D. Guiomar é revestida a azulejos historiados, talha dourada e pinturas, uma combinação característica do barroco português.

Durante o séc. XVIII, uma remodelação modifica a igreja, substituindo a ábside românica por uma nova cabeceira, onde se coloca um retábulo em estilo rococó. Reveste-se ainda toda a igreja com azulejos historiados azuis e brancos dedicados ao tema do Salvador do Mundo.

Fonte: www.visitportugal.com