
Ministros laicais em formação
Os ministros laicais da nossa unidade pastoral participaram no passado sábado, 23 de novembro, na formação “A oração na vida e no exercício do ministério”.
O orientador Pe. Francisco Lemos, da Companhia de Jesus, proporcionou aos presentes a reflexão sobre 3 temas principais: Parar para situar-se diante de si e de Deus; Quem é Deus; Tipos de oração pessoal/ Tempo pessoal. Tratou-se de uma frutífera oportunidade para repensar que a oração é, acima de tudo, um momento de comunhão com Deus e com a Sua presença. Em oração “tudo é elevado a Deus, visto em Deus, por Deus”. Neste conceito cabe, para além na noção clássica de oração vocal, a Meditação, Contemplação e Exame de Consciência.
Tratou-se de mais um momento de consolidação de conhecimentos e experiências que se resumem nos testemunhos de alguns participantes da nossa UP:
“É importante conseguir, todos os dias, um pouco de tempo para estar na presença de Deus. A oração é precisamente o modo como aproveitamos esse tempo ganhando consciência da presença de Deus junto de nós, revelando-se continuamente.
É importante também que esse tempo me leve a clarificar os meus propósitos e a enfrentar os problemas da minha vida.”
José Cantante
A formação traduziu-se numa experiência muito enriquecedora para nossa da vida cristã, contribuindo para a busca contínua da comunhão com Deus.
Ajudou-nos a identificar e aprofundar os diversos caminhos Orantes. Permitiu-nos conceber a meditação, a contemplação, o exame de consciência e os mandamentos como resposta à necessidade de encontrar os tempos e as formas de parar e silenciar, de nos abrirmos ao encontro e à experiência da relação com Deus, na Sua presença.
Dulce e Pedro
“Aprofundei alguns conceitos sobre oração e reforcei a importância de parar para rezar. Aumentou a minha sensibilidade para os momentos de oração comunitária.
Percebi que posso fixar numa só palavra, em vez de recitar rapidamente uma oração. Foi também inovador para mim o modo como os salmos foram apresentados.
Por outro lado, sinto estes eventos de formação como imprescindíveis ao nosso crescimento enquanto ministros laicais e dinamizadores de laços de união enquanto grupo.”
Guilhermina Nunes
“Foi um momento de formação muito bom. Estou muito satisfeita. Saio daqui de coração cheio porque me ajudará ao longo do dia e da vida.”
Clara
“Esta formação foi produtiva e deu indicações para abertura a diferentes modos de oração e de aceitar a vida diária. Temos um Deus que nos comanda a nossa vida e não somos nós a comandá-la.”
Teresa Ferreira