
Início de ano na catequese da Sé Nova
No dia 12 outubro, deu-se início, na paróquia da Sé Nova, UPA, à catequese da infância e adolescência.
Os pais chegaram às 17H para uma reunião inicial, onde se falou da importância da catequese como anúncio da pessoa de Jesus Cristo e da tomada de consciência de que os pais, a par com os catequistas, são educadores na fé.
Assim, abordaram-se algumas questões relativas à catequese, tendo em conta o seu objetivo de educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos; compreendendo o ensino da doutrina cristã, dado de maneira sistemática, tem como finalidade iniciá-las na vida cristã.
Refletiu-se, ainda, que a catequese, assente em quatro áreas (Credo, Sacramentos, Moral e Oração), se destina a todos os cristãos e se insere dentro da missão pastoral e evangelizadora da Igreja. Procurou-se explicar que:
- A Catequese da Infância corresponde a uma idade que é ideal para aprender;
- A Catequese da Adolescência não é um prolongamento da primeira catequese, pois, nesta idade, os adolescentes precisam de encontrar uma catequese adequada que responda aos seus problemas;
- Os Adultos são os principais destinatários da Catequese. Na verdade, são os adultos que constituem a base da comunidade cristã, dão credibilidade ao que é ser cristão e criam os fundamentos para a catequese das outras idades.
Neste sentido, apresentaram-se aos pais presentes as diversas valências deste serviço, nomeadamente, o Círculo de Cultura Católica, onde os pais podem, semanalmente, encontrar-se para um momento de reflexão, aproveitando o tempo em que os filhos estão na catequese. Para eles, as áreas temáticas são as seguintes: Arte Religiosa, Bíblia, Cristianismo, Experiência Religiosa, Espiritualidade, Literatura, Liturgia, Música Religiosa.
Após a entrega do calendário da catequese com as diversas datas ao longo do ano, as crianças receberam o Passaporte Peregrinos de Esperança, 2024/2025.
A Eucaristia da 18H foi um momento festivo em comunidade, com o acolhimento das crianças do 1º ano e o compromisso dos catequistas e pais.